Saiba quais são as principais multas de trânsito e como evitá-las

Saiba quais são as principais multas de trânsito e como evitá-las

A motocicleta costuma ser um veículo muito procurado, seja pelo custo ou sua economia de combustível. Desrespeitar as leis de trânsito pesa no bolso, por isso logo de início é importante que você mantenha sempre uma postura de condução defensiva. Priorizar sempre pela segurança irá evitar seu envolvimento em acidentes ou problemas de trânsito.

A maioria das infrações que iremos citar nessa matéria está relacionada com alguma conduta de direção perigosa, ou seja, você é capaz de evitá-la. Pensando nisso, a BM Motos listou as principais multas e o que você pode fazer para fugir delas.

1- Ignorar o farol vermelho: ignorar semáforos, sinaleiras, faróis ou até mesmo as placas de “PARE” é uma transgressão gravíssima, pois o piloto está colocando em risco não apenas a sua segurança como a de outros motoristas.

2- Excesso de velocidade: essa infração é comumente aliada à primeira que citamos aqui e uma das mais tradicionais. Seja na rodovia, na estrada ou na avenida, respeitar os limites é obrigatório. É importante trafegar com uma velocidade controlada, já que quanto mais rápido você estiver maior será o tempo necessário para a sua desaceleração completa. Portanto, não ignore a possibilidade de reação.

3- Manobras radicais: sabemos que pilotar uma moto é uma sensação única, mas isso não deve ser mais importante do que seu senso de responsabilidade. Afinal, pilotar perigosamente é tão  arriscado para o piloto quanto para os demais que estiverem em volta. Existem locais adequados para que você possa testar os limites da sua moto, o que não é o caso das ruas, das avenidas e das rodovias.

4- Conversão proibida: novamente falamos de práticas de direção perigosa. Evite fazer meia-volta em lugares proibidos e em situações inapropriadas. A pressa em fazer um retorno ou uma ultrapassagem costuma vir acompanhada de algum nível de risco, mesmo que realizadas com atenção. O piloto que for flagrado durante a realização dessas manobras sofre uma infração gravíssima.

5- Falta de manutenção e modificações na moto: é importante realizar a vistoria periódica dos componentes da sua moto Honda. Descuidar da iluminação da sua moto, por exemplo, é bastante arriscado, já que os outros motoristas não te enxergarão. Outro ponto é alterar o original da sua moto, como modificações no escapamento ou nas lâmpadas.

Aproveite da melhor forma possível sua Honda, seja prudente e evite acumular multas, já que estas poderão implicar na suspensão da sua CNH.