Líquido ou ar: qual é o melhor sistema de refrigeração para uma moto Honda?

Líquido ou ar: qual é o melhor sistema de refrigeração para uma moto Honda?

O bom funcionamento do motor e os cuidados corretos com essa peça são fundamentais para o desempenho e a durabilidade da sua moto. Um dos pontos principais a serem levados em consideração é a temperatura de funcionamento do motor. Por isso, os técnicos da Honda avaliam diversos fatores na hora de planejar o sistema de arrefecimento das motos.

 

Você sabe quais são os principais tipos de sistema de refrigeração para motos e quais as diferenças entre eles? A BM Motos preparou esse texto para você se informar sobre esse tema e conhecer cada detalhe na hora de escolher sua Honda.

 

Temperatura de exercício

 

Motores precisam trabalhar dentro de uma faixa de temperatura ideal, que varia de acordo com cada projeto. Essa faixa ideal é chamada de “temperatura de exercício”. O excesso de calor pode causar desgastes e quebras, reduzindo a vida útil do motor, além de queimar mais combustível. Por outro lado, utilizar o motor abaixo da temperatura adequada também ocasiona desgastes. Para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do motor é que existe o sistema de arrefecimento.

 

Sistema de refrigeração a ar

 

Ao contrário do que pode parecer, nesse sistema não é só o fluxo do vento que trabalha para refrigerar o motor. As aletas em volta do cilindro aumentam a área de dissipação do calor e ajudam a conduzi-lo para longe. Além disso, o óleo lubrificante também colabora com a refrigeração, pois ele reduz o atrito entre as peças internas da sua Honda e dissipa o calor. A CB 250 Twister é um dos modelos da Honda com arrefecimento a ar. Ela também conta com um radiador de óleo para resfriar o lubrificante.

 

Esse tipo de sistema é considerado mais simples do ponto vista técnico e é recomendado para motos que focam mais na economia do que na performance.

 

Sistema de refrigeração líquido

 

Nesse tipo de sistema, o líquido de arrefecimento é a água acrescida de aditivos. Ele circula pelas galerias internas do motor e a troca de calor acontece no radiador. Assim, o líquido volta para o motor com uma temperatura mais baixa. Em modelos compactos, como a Honda PCX, o radiador é posicionado na lateral do motor e a ventilação é forçada por uma ventoinha.

 

O arrefecimento líquido é recomendado para motores com desempenho mais elevado ou para scooters mais sofisticados. Por ser mais elaborado, esse sistema demanda uma manutenção mais cuidadosa.

 

Como você pode perceber, cada sistema possui suas vantagens e atende a diferentes necessidades. Seja líquido ou a ar, os sistemas de refrigeração da Honda são projetados por especialistas para garantir segurança e durabilidade. Continue acompanhando as notícias da BM Motos para saber mais.