Combustível caro? Aprenda a calcular para economizar na sua moto

Combustível caro? Aprenda a calcular para economizar na sua moto

Você ainda se assusta toda vez que vai encher o tanque da sua moto? Por mais que a motocicleta ou scooter seja bastante econômica, o preço do combustível não para de aumentar e, se possível, é sempre bom conseguir economizar.

Além de seguir algumas boas maneiras de pilotagem, que vão ajudar a economizar combustível (como andar com os pneus calibrados e evitar a alta rotação), é importante também saber qual é o consumo da sua motocicleta. Aliás, você sabe o quanto de combustível está gastando por mês?

Muitas vezes, alguns motociclistas reclamam que estão gastando muito, mas não têm a exata noção do quanto anda por dia.  

Conhecer o consumo de combustível e saber como calcular o preço da gasolina/etanol pode até fazer melhorar o seu modo de pilotar, procurando talvez trajetos mais econômicos e cuidando melhor da manutenção da moto.

Algumas motocicletas, já dotadas de computadores de bordo, fornecem todas as informações sobre o consumo de combustível, como a média e outros dados.

No entanto, caso sua moto não tenha essa tecnologia, você também consegue fazer a conta. E é super fácil: a cada ida ao posto de combustível, veja quantos quilômetros você andou desde o último abastecimento e divida a quilometragem pelos litros consumidos. 

O importante é fazer esse cálculo toda vez que abastecer. Caso seu modelo de moto tenha hodômetro parcial, lembre-se de zerá-lo a cada ida ao posto. Para facilitar a conta, encha o tanque. 

Pode até parecer complicado e sem sentido no começo fazer essa conta, mas com o passar do tempo você vai perceber os benefícios. Com a alta constante de combustível, mais do que nunca precisamos saber o quanto estamos gastando e como podemos economizar. Além dessas contas, separamos mais algumas dicas de pilotagem para te ajudar na economia de combustível. 

  • Evite alta rotação;

  • Ande sempre com os pneus calibrados;

  • Mantenha a manutenção em dia;

  • Não acelere à toa;

  • Use o câmbio corretamente, trocando as marchas na rotação certa;

  • Procure sempre um posto de combustível confiável.

Para pilotar com segurança, conte com a BM Motos. Traga sua moto ou scooter para uma revisão e ande sem preocupações.