Vai viajar de moto em grupo? Confira essas dicas

Vai viajar de moto em grupo? Confira essas dicas

Você é daquelas pessoas que gostam de pilotar sua moto sozinha ou em grupo? Enquanto alguns motociclistas gostam de curtir a estrada sem ninguém, outros preferem sair com amigos, seja em um passeio curto ou viagem mais longa.

Desfrutar a moto em boas companhias é sempre uma boa pedida. Mas, para ter bons momentos na estrada, é necessário seguir algumas regras básicas.

Para que sua viagem de moto em grupo seja segura e, claro, prazerosa, nós da BM Motos separamos algumas dicas para você começar a colocar em prática já na próxima saída. Confira a seguir:

1 - Boas companhias

Como em qualquer ocasião, o que você mais quer é sair com pessoas que você gosta. É preciso ter uma harmonia entre o grupo para que o passeio/viagem de moto seja o melhor possível.

2 - Propósito da viagem

Antes de sair, combine qual é a ideia do passeio de moto. É acelerar e pilotar esportivamente (seguindo os limites da rodovia, claro) ou curtir a paisagem e pilotar com mais calma, fazendo paradas no caminho? Antes de colocar a moto para rodar, converse com o grupo sobre o ritmo da viagem.   

3 - Mantenha distância 

Uma das regrinhas principais é manter a distância da sua moto para o piloto da frente. Ninguém gosta de pilotar com alguém colado na traseira. Uma dica é manter uma distância de 2 a 3 motos, para garantir a segurança de todos. E não se esqueça que quanto maior for a velocidade maior deve ser a distância entre uma moto e outra.

4 - Posicionamento da moto

Para andar um um asfalto mais aderente e limpo, procure pilotar ‘pisando’ onde as rodas dos carros e caminhões passam. Mas evite as filas indianas: enquanto você ‘pisa’ na linha das rodas da direita, sem companheiro escolhe a linha da esquerda. 

5 - De olho no retrovisor

Segurança sempre em primeiro lugar. Por isso, mantenha o olho no retrovisor para conferir os companheiros atrás de você. 

6 - Pilotando com respeito

Além de respeitar as leis de trânsito, é preciso também haver muito respeito entre todos os motociclistas do grupo. Afinal, nem todos podem ter o mesmo ritmo, e o piloto mais rápido deve adequar o ritmo àqueles que não estão tão acostumados a viajar em grupo. É importante também estabelecer um líder, que vai na frente de todos. 

7 - Código dos motociclistas

A comunicação entre todos os pilotos é fundamental em uma viagem de grupo. Saiba a linguagem dos sinais dos motociclistas para viajar com mais segurança.

Essas são algumas dicas que separamos para quem quer viajar de moto em grupo, mas lembre-se também de estar com a manutenção em dia da sua moto. Agende a sua na BM Motos! Entre em contato e saiba mais!