Conheça algumas curiosidades sobre a Honda XRE 300

Conheça algumas curiosidades sobre a Honda XRE 300

Umas das principais motos da Honda, a XRE 300 foi desenvolvida especialmente ao público brasileiro. Sucesso de vendas, ela chegou em 2009 e logo ocupou uma posição de moto trail média mais vendida no território nacional, posição que nunca mais largou.


Conheça agora 5 curiosidades sobre esse modelo tão amado pelos brasileiros.


1- Surgiu para aposentar outras duas motos:


Lançada em 2009, a XRE 300 chegou com a missão árdua de ser a substituta de duas motos Honda de grande sucesso aqui no Brasil, aposentando de uma vez só às XR 250 Tornado e a NX-4 Falcon, ambas consideradas uma trail raiz e com aptidão para viagens.


Por ser uma moto de meio termo entre as outras duas, a  XRE 300 precisava manter as características aventuras da XR e ao mesmo tempo teria que mostrar o seu melhor desempenho em viagens. Sendo assim, recebeu um motor mais potente e uma melhor aerodinâmica, assim como um banco mais confortável.


2- Mudanças na sua mecânica


O motor que tinha o antigo conjunto da XR 250 Tornado, era redimensionado de 249 cc para 291 cc. Entre outras mudanças, como o aumento no diâmetro das válvulas e escape, que acabaram deixando a espessura das paredes do cabeçote menor, gerando superaquecimento e vazamento de óleo e trincas.


A Honda por sua vez atualizou a XRE em 2015. As mudanças incluíram o desenvolvimento de um novo cabeçote e válvulas menores, causando uma melhora na ventilação do próprio cabeçote, sanando os problemas.


3- A XRE 300 e seu ótimo desempenho no mercado


A XRE 300 sempre foi uma queridinha dos brasileiros e sempre manteve um ótimo desempenho no mercado, até mesmo em seu ano de lançamento.


Tendo um dos melhores desempenhos no ano de 2014, quando foram vendidas mais de 37 mil unidades. Já no ano de 2021 a retomada do modelo emplacou quase 31 mil motos vendidas.


4- Renovada em 2019


Mesmo mantendo ótimo desempenho nas lojas, a XRE estava sofrendo com o tempo, aos poucos o seu design estava ficando defasado.

A Honda então apresentou uma XRE 300 totalmente atualizada, sendo praticamente uma segunda geração da trail. As principais novidades foram o seu visual, com carenagens mais compactas e modernas, com um bico menor e vazado, que combinaram com o novo conjunto óptico, full LED. Mantendo o seu conjunto mecânico inalterado.


5- A XRE e as suas versões especiais


As versões especiais da XRE surgiram em 2013. Com o lançamento da Rally, opção com cores e grafismos exclusivos, inspirados nas motos de competição da marca. Nos primeiros anos teve versões com e sem freios ABS.

Mais tarde fomos apresentados à XRE 300 Adventure. Essa moto tinha visual com detalhes amarelos nas rodas pretas e adesivos na balança. Tudo combinado com pintura em preto e prata. Preservando exatamente a mesma base mecânica da moto de entrada.

No blog da BM Motos, você continua acompanhando mais notícias e novidades sobre os modelos de moto Honda.