A história da Honda C100 Dream no Brasil

A história da Honda C100 Dream no Brasil

Nos anos 60, muito antes de a Honda se instalar no Brasil como importadora e fabricante de motos, algumas motos semelhantes à C100 Dream foram comercializadas por importadores independentes. Mas foi em 1992 que a Honda lançou a C100 Dream.

As antecessoras da C100 Dream eram nada mais nada menos que as Honda Super Club, consideradas como o ‘ouro’ da Honda. Ela foi responsável por tornar a marca mundialmente conhecida e que desde 1958 é produzida continuamente.

Como era a Honda C100 Dream em 1992?

Em 1992, a Honda C100 Dream era basicamente uma versão da Super Club original, com pequenos retoques em sua estética, mas com todas as características originais herdadas da Super Club, ou seja, chassi underbone de aço, escudo plástico protegendo as pernas, rodas de 17 polegadas, motor monocilíndrico horizontal refrigerado a ar e o característico câmbio de quatro marchas com embreagem automática.

1993 e a queda na produção

Quando a C100 Dream chegou no comecinho dos anos 1990, o Brasil passava por uma crise econômica e a indústria da motocicleta sentia isso na pele. Em 1992/1993 as vendas de moto chegaram ao fundo do poço, como comprova o mergulho na produção que foi de 219 mil unidades fabricadas em 1983 para apenas 83 mil dez anos depois.

Baixo consumo de combustível

Apesar da crise, fazia sentido lançar a C100 Dream naquele momento, já que a Honda era capaz de oferecer um quesito que muitos procuravam em época de crise: o baixo consumo de combustível. Fora isso, a C100 Dream era a Honda mais barata do catálogo, e em seus primeiros anos de Brasil chegou a ser segunda Honda mais vendida, perdendo apenas para a CG 125 Today.

Quem teve uma C100 Dream sabe o quanto ela era gostosa de pilotar, com um banco grande, longo e com ergonomia capaz de abrigar tanto pessoas de elevada estatura quanto as mais baixas. Essas características fizeram a Honda ganhar um público que antes não cogitava andar de moto..

Abriu espaço para a Honda Biz

A Honda C100 Dream preparou o terreno para sua herdeira direta, a Honda Biz, que foi criada a partir da Dream, mas com uma vantagem chamativa: o porta-capacete sob o assento!

Em seu período de fabricação no Brasil (até 1998), a C100 Dream não sofreu praticamente nenhuma alteração em sua estética ou nas partes técnicas e, no final dos anos 90, ela passou a ser vista como ultrapassada.

O tempo passou e hoje a Honda C100 Dream está em outro patamar: é vista como uma “cult bike”, um modelo histórico da Honda e valioso pelo que representa.